São Vicente – RS – (João Lemes) O Pedro Souza Santos, de apenas 9 anos, é um menino aparentemente igual a todos os outros de sua idade. Mas, se olharmos com atenção, veremos que ele carrega algo diferente no olhar: um espírito empreendedor que muitas vezes falta em adultos experientes. Ele estabeleceu uma meta clara, que é juntar dinheiro para conhecer a praia, e encontrou no sacolé o meio honesto para realizar esse desejo. Ele mesmo produz, ele mesmo vende, garantindo qualidade com matéria-prima acessível.
Muitos podem se apressar em levantar a bandeira contra o trabalho infantil. Eu também sou contra, e com veemência, quando o trabalho rouba a infância, quando tira a criança da escola, quando elimina o tempo de brincar e conviver com os amigos. Mas o caso do Pedro é diferente. A família incentiva porque entende que ele não está perdendo a infância, está ganhando caráter. Ele continua estudando, continua brincando, mas agora sabe o valor da conquista. O que não pode é a exploração forçada, que anula o prazer de ser menino.
O aprendizado que o Pedro está tendo agora vale mais do que muito curso de graduação. Ele está aprendendo que o sonho tem um preço e que o esforço é a moeda de troca. O futuro dele começa a ser garantido não por uma herança, mas por uma postura diante da vida. E você? Tem incentivado os sonhos de quem está ao seu redor ou apenas aponta o dedo? Tem a coragem desse menino de nove anos para correr atrás do que deseja ou espera que as coisas caiam do céu? O sucesso do Pedro já começou. Tenha certeza disso.
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso


