
O cantor argumentou que não é necessário seguir à risca o traje tradicional para ir aos CTGs e que a música sertaneja também deve ser aceita nos rodeios. Evolução da tradição foi tema de do Jornal do Almoço.
Baitaca teve uma mudança de pensamento em relação à música sertaneja, que antes era rejeitada no meio tradicionalista, e agora acredita que é possível misturar os estilos. Sua música “Do fundo da grota” se tornou famosa no Brasil interior depois de ser incorporada aos repertórios de artistas sertanejos.
“Não precisa ser um vestido de prenda. Tá com a saia bonita, tá com a calça de brim? Deixa que entre pro CTG. E vão dançar. O peão não tá de bermuda dentro do CTG, tá de tênis, tá de calça, deixa que vão dançar”, defendeu o cantor.
Mudanças – Em músicas que fazem parte de seu repertório, Baitaca sempre atacou os modernismos. “Gauchada do Rio Grande. Vamo se unir mais um pouco, não usem bombacha estreita. Porque isso é traje pra louco”, cantou certa vez.
“Do fundo da grota” está nos repertórios de artistas como Maiara & Maraísa, Gusttavo Lima e Fernando & Sorocaba.
“Não porque a minha música tá sendo cantada pelos sertanejos famosos, não por isso! Mas é pela modificação que houve na cultura gaúcha, hoje, se botarem um show sertanejo em um rodeio, eu sou um dos que vão bater palma. Por que? Porque não a música sertaneja em um rodeio, se lá tá o gaúcho moderno, tá o gaúcho raiz, tão tudo misturado?”, pergunta.
Particularmente, Achei o Raciocinio do músico Baitaca um pouco meio sem ética a respeito do uso das Bombachas e outras indúmentáriasGaúchas em nossos CTGS. Fabricamos Bombachas de Gaúcho Bombachas tradicional de Favo, e não vencemos a dar conta de tantas encomendas que pegamos inclusive para Jovens e crianças. Então acho que está aumentando cada vez mais o Tradicionalismo antigo, que só iam de bombachas e lenços Tradicional , Bombachas de favo e lenço Grande em cores tradicional dos Gaúchos. Quanto as músicas gaúchas cantadas e tocadas em sertanejo não acho correto em CTGS E CENTROS TRADICIONALISTAS.
🤦🤦🤦🤦