
O Posto de Atendimento Médico Municipal (PAM) foi inaugurado no centro da cidade e abrigará o Sistema Integrado de Saúde (SIS), que é a referência médica para os moradores do centro e do interior. As equipes de saúde foram ampliadas para atender a essa demanda.

O município investiu 400 mil reais em recursos próprios para instalar ambulatórios, consultórios, farmácia e gabinete odontológico no PAM. O objetivo é melhorar o atendimento de situações menos graves e aliviar o pronto-socorro, que atualmente realiza 4 mil atendimentos por mês. O secretário Éldrio Machado ressaltou a importância desse investimento e destacou que as unidades de saúde nos bairros continuam funcionando normalmente.

No período que funcionou na ESF Maria Alice Gomes (turno da noite), o PAM registrou mais de 60 mil atendimentos. Agora, o atendimento será nos três turnos: das 8h às 22h. Também passará a funcionar no local o Sistema Integrado de Saúde (SIS), que hoje é a referência médica aos moradores do centro e interior. Para isso, as equipes de saúde também foram aumentadas.
O diretor do GHS, Rúderson Mesquita, considera a inauguração do PAM uma grande conquista para a cidade, pois ajudará a desafogar o pronto-socorro. Ele também destacou que Santiago se tornou um polo de saúde e solicitou à direção da URI a implantação de um curso de Medicina, oferecendo o GHS como laboratório para os acadêmicos.
