As histórias pessoais dos migrantes refletem as escolhas difíceis que enfrentam ao decidirem deixar sua terra natal em busca de uma vida melhor, mesmo em meio a condições desafiadoras e incertezas sobre o futuro.
Na região norte de Porto Alegre, a Ocupação Farroupilha é um retrato da migração venezuelana em condições precárias. As dificuldades são várias: falta de emprego, habitação inadequada e a falta de banheiros. Dezenas de famílias vivem em extrema miséria junto a um arroio com mau cheiro de esgoto e próximo da Freeway. Os casebres de madeira têm muitas com aberturas improvisadas, são de chão batido e têm áreas alagadas.
A maioria está desempregada. A situação de saúde precária é um desafio, porém, a possibilidade de atendimento médico gratuito no Brasil é um fator que motiva esses migrantes a permanecerem no país, apesar das adversidades.

A busca por melhores oportunidades de trabalho e as redes de acolhimento oferecidas também motivam a migração para o sul do Brasil.
O Cibai-Migrações, em parceria com empresas locais, tenta encaminhar os migrantes para empregos e fornecer suporte básico.
GZH

