O vídeo do “Cavalo Tarado” em uma Escola do Rio causou revolta e preocupação com a qualidade da educação. No vídeo, uma mulher com máscara de cavalo faz dança vulgar ao som de música pornô-funk, na presença de crianças na Escola Municipal Luiz Carlos Prestes, Cidade de Deus. A dança foi registrada pela dançarina e youtuber Thamires Candida, que posteriormente apagou o vídeo após a repercussão negativa.
O funk “Tipo Cavalinho” de Duda 2d é considerado de “baixo calão” e inadequado para crianças, com letras explícitas e conteúdo impróprio. O prefeito Eduardo Paes reagiu ao incidente, manifestando indignação e prometendo reforçar o controle sobre apresentações e palestras nas escolas municipais, especialmente por grupos independentes. Há críticas à diretoria da escola por permitir a apresentação e falta de responsabilidade educacional.
É preciso proteger as crianças de conteúdos inapropriados e preservar um ambiente educativo saudável. É importante separar questões de educação de afiliações políticas e apela para uma ação efetiva por parte das autoridades para lidar com tais situações e garantir a qualidade da educação. Também é fundamental punir os responsáveis pelo incidente e recuperar o foco na educação das crianças.