Deu o que falar… Depois de dizer que Putin não seria preso se viesse ao Brasil, Lula recuou e comentou que seria a Justiça a responsável por decidir isso.
A Cúpula do G20 aconteceu nos últimos dias e Putin não esteve presente na Índia, onde aconteceu o evento.
Ao comentar sobre o próximo encontro da Cúpula, que vai ser aqui no Brasil, Lula tinha dito que convidaria Putin e que não prenderia o presidente russo.
“Que papo é esse de prender?” O Brasil é signatário, integrante do chamado Tribunal Internacional Penal, um órgão que faz parte de um acordo que hoje conta com 123 países.
Acontece que, em março, esse tribunal emitiu mandado de prisão contra Putin por crimes de guerra. Na teoria, o Brasil precisaria cumprir as ordens do tribunal, estando inclusive na nossa Constituição.
- Por isso, Lula foi bastante criticado por sua fala por deputados da oposição, mas também gerou desconforto em uma ala do próprio PT. Isso porque o partido, com o apoio do presidente, já abriu uma queixa contra Bolsonaro no Tribunal por genocídio, pela gestão da pandemia.
Mas aí ele mudou o tom. Mais tarde, em uma coletiva de imprensa, Lula disse que desconhece o Tribunal e questionou o fato do Brasil fazer parte, citando que EUA e Rússia não estão: “Por que nós somos inferiores e temos que aceitar alguma coisa?”, disse ele.