Para a alegria dos moradores dos bairros Zamperetti e Maria Alice Gomes, um visitante ilustre apareceu de novo. Como acontece todos os anos, um tucano aparece descansando em uma árvore na rua Benjamin Constant, próximo à pracinha do bairro.
Trata-se de um tucano-de-bico-verde (Ramphastos dicolorus) é uma espécie de tucano nativa do Brasil, Bolívia, Argentina e Paraguai. Tais aves medem cerca de 48 centímetros de comprimento, possuindo, como o próprio nome popular indica, bico de cor verde, garganta e peito amarelos e barriga vermelha.

Esses tucanos habitam áreas de floresta, como a floresta tropical e a Mata Atlântica, mas também podem ser encontrados em áreas abertas. São aves monogâmicas que constroem ninhos em cavidades de árvores. Alimentam-se principalmente de frutas, mas também consomem insetos, pequenos vertebrados, ovos e filhotes de outras aves.
O tucano-toco, que também já apareceu no mesmo local, é apreciado por sua beleza e comportamento interessante. Sua presença desempenha um papel importante na dispersão de sementes e no equilíbrio ecológico dos ecossistemas. Embora sejam comuns em muitas áreas, o tucano-toco enfrenta ameaças de perda de habitat e captura ilegal. O registro é do Dr. Marcelo Castilho.



Show de registro. É um tucano-do-bico-verde(Ramphastos dicolorus) bem mais comum que o tucano-toco(Ramphastos toco) no RS.