Dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2021 revelam que mais da metade das crianças do segundo ano do Ensino Fundamental na rede pública no Brasil não aprendeu a ler e escrever.
As informações foram divulgadas pelo Fundo Internacional de Emergência das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
A situação, que já era preocupante antes da pandemia, agravou-se durante a emergência global. Cerca de 56% dessas crianças não atingiram a alfabetização na faixa etária esperada, refletindo os desafios enfrentados. Como a redução dos dias letivos, dificuldade de acesso a materiais educacionais e falta de acompanhamento profissional devido à pandemia da COVID-19.
A oficial de Educação do Unicef, Júlia Ribeiro, destaca a importância da alfabetização na trajetória escolar e a necessidade de acompanhamento efetivo das estratégias adotadas para reverter essa situação.
O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, lançado em 2023 pelo Ministério da Educação, busca assegurar a alfabetização de 100% das crianças brasileiras até o final do segundo ano do Ensino Fundamental.
A iniciativa, realizada em parceria com estados e municípios, inclui medidas para a recomposição das aprendizagens das crianças afetadas pela pandemia nos anos subsequentes.
Júlia Ribeiro reforça a importância do acompanhamento constante para garantir a implementação adequada e os resultados esperados.
O Ministério da Educação informa que todos os estados e grande parte dos municípios aderiram ao programa. Os investimentos são mais de R$ 620 milhões executados em 2023.
Projetos incluem a designação de articuladores e a instalação de Cantinhos de Leitura nas escolas. O programa também formalizou parcerias com cinco universidades para oferta de formação continuada na área.


