Nova Iorque – Ruth Gottesman, ex-professora da Faculdade de Medicina Albert Einstein, Bronx, doou US$ 1 bilhão (cerca de 5 bilhões de reais) para permitir que os alunos estudem medicina gratuitamente.
Nascida em 1930, passou 55 dos seus 93 anos no conselho da faculdade. É mestra emérita e pioneira na psiquiatria infantil e adulta para dificuldades de aprendizagem. Viúva e herdeira de David “Sandy” Gottesman, um investidor bilionário. Em comunicado à imprensa, Ruth disse se sentir privilegiada por fazer a doação.
Em 2010, o casal doou 25 milhões de dólares para a mesma faculdade, criando o Instituto de Pesquisa com Células-Tronco e Medicina Regenerativa.
Carreira da professora
Ruth Gottesman, após obter mestrado e doutorado em psicologia educacional pela Columbia University, ingressou na Faculdade de Medicina Albert Einstein em 1968.
Seus estudos na área médica, principalmente no Centro de Avaliação e Reabilitação Infantil (CERC), resultaram em métodos de tratamento para crianças com dificuldades de aprendizagem. Fundou o Programa de Alfabetização de Adultos no CERC em 1992 e o Centro Fisher Landau para o Tratamento de Dificuldades de Aprendizagem em 1998.
Desde 2007, é membro do conselho de curadores do Sistema de Saúde Montefiore.


