O renomado artista Akira Toriyama, famoso por criar a icônica franquia Dragon Ball, morreu em 1º de março aos 68 anos. A causa de sua morte foi um hematoma subdural, conforme anunciado pelos estúdios associados ao mangaká.
Toriyama deixou vários projetos em andamento e ainda tinha muito a realizar, conforme expresso em uma nota de pesar publicada no site da franquia.
Nascido em 1955, no Japão, ele iniciou sua carreira como mangaká em 1978 com “Wonder Island”. Alcançou o sucesso em 1980 com “Dr. Slump”, uma comédia estrelada pela robô Arale Norimaki.

Em 1984, ele lançou seu mangá mais famoso, “Dragon Ball”, que se tornou um fenômeno mundial, seguindo as aventuras de Goku em busca das Esferas do Dragão.
Além de Dragon Ball, Toriyama é conhecido por obras como “Cowa!”, “Chrono Trigger” e “Blue Dragon”. Ele também trabalhou como designer de personagens para jogos. Incluindo a série “Dragon Quest”.
Ele recebeu diversos prêmios por seu trabalho, sendo reconhecido como um dos mangakás mais influentes e populares do mundo. Sua contribuição para a cultura pop é imensurável, e seu legado permanecerá vivo através de suas criações atemporais. O funeral foi reservado para a família.


