Na quarta-feira, 10 de abril, ocorre a entrega do Radar Turístico do Consórcio Caminho das Origens, Vale do Jaguari e Geoparque Caminhos de Pedra, compostos por 11 municípios da região central e campanha do RS.
Coordenado pelo Sebrae RS, com apoio do IFFar e subsídio da Sicredi, o evento faz parte do projeto que objetiva criar um posicionamento turístico da região. A apresentação do estudo ocorre às 11h no Centro Empresarial de Santiago (CES), Rua Pinheiro Machado, 2232.
Na parte da tarde, ocorrerá um Workshop de construção do posicionamento Turístico da Região. O projeto deve tornar as características de 11 cidades da região mais atrativas para o turismo
Quais as cidades do projeto Radar Turístico
Os municípios que fazem parte são: Santiago, Capão do Cipó, Itacurubi, Jaguari, Mata, Nova Esperança do Sul, São Francisco De Assis, São Pedro do Sul, São Vicente Do Sul, Toropi e Unistalda.
Com a execução do projeto é possível orientar todas as ações dos poderes público e privado para transmitir uma comunicação clara ao mercado nacional e estabelecer diferenciais autênticos em relação a outros destinos turísticos.
Dessa forma, a intenção é aumentar o fluxo de turistas, proporcionar uma experiência qualificada, gerar recurso econômico, promover o empreendedorismo, gerar emprego e renda. A metodologia já foi aplicada pelo Sebrae em outras regiões do estado, como a Costa Doce e Rota Águas e Pedras.
O workshop é gratuito, inicia às 13h30 e tem objetivo de gerar referências, conceitos e projetos que possam representar a região. Para esta etapa, estão convidados representantes dos poderes públicos, empreendedores, especialistas em turismo e todos que se interessem pelo tema. A inscrição é gratuita e pode ser feita pelo contato: 55 9 9916-9709.
Para Ivori Antônio Guasso Junior, presidente do Consórcio Caminho das Origens, o trabalho é fundamental para fazer uma análise de cenário, interna e externa, além das: “potencialidades e as possibilidades de quem possa vir nos visitar, quais os perfis que possam interessar, e daí traçarmos objetivos, metas e o nosso posicionamento estratégico. E fazer então, um plano de ação que faça sentido, que tenha uma continuidade em busca desses objetivos. Além de muito importante, esse trabalho é fundamental para que nós tenhamos sucessos e resultados satisfatórios dentro dessas políticas”, finaliza.
Imagem: Consórcio Caminho das Origens.


