Mata: prefeito Rogério fala sobre a cidade e o serviço de balsa

Publicado em

Como está o município?

Prefeito Rogério Kuhn – Mata foi duramente castigada pelas enchentes, especialmente a Vila Clara e o balneário. Várias famílias precisaram ser removidas próximo à praça. A encosta do morro que circunda a Câmara e a Unidade de Saúde sofreu um grande deslizamento. Foi necessário interditar aquela área; a unidade de saúde foi fechada; os pacientes estão sendo atendidos no Hospital de Caridade.

E sobre os acessos?

Prefeito Rogério – A BR-287 também foi interrompida; e a ponte do Passo Julião, em Toropi, teve queda de barreira na cabeceira. Isso dificultou o acesso aos centros de saúde, especialmente Santa Maria, que é a maior referência para os casos mais graves. A alternativa foi reativar a balsa que liga Vila Clara a São Pedro do Sul ou teria que ir por Alegrete. Aí imagina a distância…

A balsa foi a solução (mas teve que parar)

Prefeito Rogério – Em 2022, o serviço da balsa foi suspenso e necessitava de regularização. A prefeitura de Mata, em conjunto com São Pedro, prestou auxílio, inclusive financeiro, para restabelecer o serviço. Com a última enchente, os danos no local foram enormes. As prefeituras compraram um novo cabo de aço e, após uma força-tarefa, conseguiram restabelecer o serviço, inclusive com apoio privado. Porém, o serviço parou de novo devido à subida das águas. Deve voltar assim que as águas baixarem.

Quanto às tarifas da balsa:
Prefeito Rogério – O tráfego na balsa é intenso e a travessia do leito do rio dura menos de 10 minutos. Veículos de saúde e segurança têm prioridade. Agora está parada de novo, mas em breve retorna, já que o serviço na ponte da 287 deve demorar mais alguns dias.

HORÁRIOS – A balsa funcionará das 6h às 21h. O preço por veículo é de 20 reais, motos, 15 reais e caminhonetes e vans, 25 reais. Após às 18h, há um acréscimo de 5 reais por veículo. O pagamento deve ser feito em dinheiro, pois não há acesso à internet no local.

Alternativa viável e ponto turístico

Prefeito Rogério – A balsa é uma alternativa viável para todos os municípios da região, encurtando as distâncias. As estradas até a balsa estão boas. Há alguns quilômetros de chão até São Pedro, mas de fácil trafegabilidade. São 14 km de Mata até a balsa; e 22 km até São Pedro. Lembro que a balsa é para veículos leves. Pedimos que só usem a balsa, neste periodo, em caso de necessidade (é um ponto turístico do município).

E as aulas já retornaram?

Prefeito Rogério – As aulas já retornaram. A recuperação das estradas, nos pontos críticos, está estimada em 80% de conclusão. Ainda há a necessidade de reparos em duas pontes, mas o terreno encharcado dificulta a execução das obras.

Acesso à saúde

Prefeito Rogério – Com a balsa, a ligação com Santa Maria facilitou o acesso à saúde, especialmente aos atendimentos do SUS no Hospital Universitário. Antes, era necessário sair de Mata às 2h da manhã e fazer um longo percurso por São Francisco, Manoel Viana, Alegrete e Rosário até chegar a Santa Maria.

Agradecimentos

Prefeito Rogério – Agradeço pela oportunidade e expresso a crença de que, com a solidariedade de todas as partes do Brasil, o RS irá se reerguer e superar essas dificuldades sem precedentes. Agradeço pelo apoio dos prefeitos da região.

LEIA TAMBÉM: Rio Jaguari volta a assustar

Acesse a comunidade do NP no WhatsApp

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

184.758

126,536FãsCurtir
64,277SeguidoresSeguir

Notícias Recentes

Santiaguense é ouro e quebra recorde nacional nas Paralimpíadas Escolares

O jovem paratleta Avner Couto levou o nome de Santiago ao pódio das Paralimpíadas...

Morte de bebê gera comoção e investigação em Santo Cristo

Santo Cristo - RS - (Região de Santa Rosa) - A madrugada de quarta,...

Suspeito de estuprar menino de dois anos é morto a tiros

Canoas, RS - Um homem suspeito de abusar de uma criança de dois anos...

Santiago – A querência do Natal

Santiago, RS - Em entrevista ao programa A Pauta é, apresentado pela jornalista Sandra...

Leia Também

Menino é o primeiro paciente do mundo a se curar de câncer cerebral raro

Bélgica - O belga Lucas Jemeljanova tornou-se o primeiro paciente do mundo a se...

Santiaguense é ouro e quebra recorde nacional nas Paralimpíadas Escolares

O jovem paratleta Avner Couto levou o nome de Santiago ao pódio das Paralimpíadas...

Morte de bebê gera comoção e investigação em Santo Cristo

Santo Cristo - RS - (Região de Santa Rosa) - A madrugada de quarta,...