Porto Alegre – Durante as enchentes, o petshop Cobasi teria priorizado o salvamento dos computadores da loja em vez dos animais que estavam no subsolo. As informações são da delegada da Polícia Civil Samieh Saleh.
“Identificamos que os computadores, CPUs que estavam nos caixas no subsolo foram retirados e colocados no mezanino. Eles tiveram esse cuidado em retirar os eletrônicos, mas os animais ficaram embaixo”, disse.
A evacuação da loja, que fica no shopping Praia de Belas, aconteceu no dia 3 de maio. Posteriormente, aves, peixes e roedores acabaram morrendo afogados pelas aguas.
Nesta quinta-feira (23), a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Polícia de Proteção ao Meio Ambiente, juntamente com o Delegacia de Polícia de Proteção ao Meio Ambiente, realizou uma vistoria no local. Retiraram diversos animais, entre pássaros e roedores, que morreram afogados.
A Delegacia do Meio Ambiente investiga duas unidades da Cobasi por crime de maus-tratos aos animais.
De acordo com a empresa, a água chegou a alcançar 3,5 metros de altura no interior da loja. O Ibama também aplicou duas notificações à empresa.
O que dia a Petshop
A Cobasi explicou que os colaboradores da loja precisaram deixar o ambiente de forma emergencial. Antes de sair, conforme nota enviada à reportagem, “os colaboradores da loja tomaram todas as providências para garantir que as aves, pequenos roedores e peixes estivessem em altura segura e alimentados para sua sobrevivência até o retorno dos colaboradores”.
A marca reitera que, naquele momento, não possuíam a dimensão do desastres que atingiria a capital gaúcha.
“Cabe destacar que apenas as 4 CPUs dos checkouts da loja foram levadas ao andar superior, por se encontrarem a 20 centímetros do chão, local que ficava junto aos pés das operadoras de caixa, porém todos os outros equipamentos relacionados aos checkouts permaneceram em suas posições originais”, continua o comunicado.
Por fim, a empresa lamentou o ocorrido e disse que segue colaborando com as autoridades. A Cobasi diz que “irá comprovar todas as informações relatadas,