O gênio Bill Gates prevê que os celulares serão substituídos por tatuagens eletrônicas, um novo tipo de dispositivo tão poderoso quanto os smartphones atuais.
Desenvolvidas com tecnologia avançada, essas tatuagens temporárias teriam chips de nanotecnologia para desempenhar todas as funções dos celulares, incluindo pagamentos por aproximação, mensagens e ligações.
Gates mencionou a empresa Chaotic Moon, que está desenvolvendo protótipos de tatuagens eletrônicas para coleta de dados médicos em tempo real, como ritmo cardíaco e pressão arterial.

Essas tatuagens consistem em circuitos impressos temporários equipados com sensores e rastreadores minúsculos, alimentados por uma tinta especial condutora de eletricidade. Embora ainda em fase de protótipos, esses dispositivos prometem revolucionar a forma como interagimos com a tecnologia.
Tatuagens personalizadas
Sensores capacitivos e resistivos compõem a “pele mágica”, permitindo a execução de ações precisas com facilidade, como a seleção de trechos de textos e o desenho de imagens. Até mesmo o recurso de scroll do mouse pode ser usado.
A ideia dos cientistas é fazer com que cada pessoa possa imprimir sua própria tatuagem. Quem desejar, por exemplo, desenhar uma interface para o controle de reprodutores de músicas e grudá-la em seu braço terá apenas de fazer o pedido a uma fabricante.
Os adesivos são finos, leves, resistentes e flexíveis, o que não atrapalha a execução de tarefas cotidianas por parte do usuário. (Tec Mundo)


