Maria da Penha receberá proteção dos Direitos Humanos devido a ameaças da extrema-direita nas redes sociais, motivadas por fake news.
A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, discutiu formas de proteção com Maria da Penha durante visita ao Ceará. A ministra destacou o simbolismo de Maria da Penha na luta pelos direitos das mulheres. Maria lamentou os ataques e destacou a importância de defender a Lei Maria da Penha.
O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), anunciou que sua casa será transformada em um memorial contra a violência à mulher. (Terra)
QUEM É MARIA DA PENHA?
“A sociedade machista e misógina delega às mulheres a tarefa de seguir comprovando, de inúmeras maneiras, as violências que sofreram nas mãos de seus atuais ou ex-companheiros, mesmo após eles terem sido julgados e condenados. Da mesma forma, insiste na falácia de ‘ouvir o outro lado’, ou seja, os agressores condenados, criando uma onda de ódio e fake news sobre elas e contra elas”, disse a ministra.
Maria da Penha Maia Fernandes sofreu duas tentativas de homicídio por parte de seu então marido em 1983, ficando paraplégica. Após quase 20 anos de morosidade da Justiça, seu agressor foi finalmente preso em 2002. O caso foi denunciado à OEA (Organização dos Estados Americanos) que responsabilizou o Brasil por negligência.
Como resultado, foi criada a Lei Maria da Penha, que aumentou o rigor das punições contra agressões domésticas no país. A lei é considerada pela ONU como uma das três leis mais avançadas do mundo no enfrentamento à violência doméstica.


