Estado – Nesta sexta (21/6), a Polícia Civil deflagrou a Operação Boi Garantido, visando o combate e repressão aos crimes de abigeato ocorridos na Fronteira Oeste. Foram presos seis indivíduos, dois deles preventivamente e quatro em flagrante por posse irregular de arma de fogo e munição.
No total, foram apreendidas 10 armas, munições, um caminhão e mais de quatro mil reais em espécie. Os mandados foram cumpridos em Uruguaiana, Itaqui e Quaraí.
As equipes apuraram que os criminosos trabalhavam nas propriedades da região, com profundo conhecimento da área e da rotina da lida no campo. Assim, eles orquestravam o melhor momento tanto para fazer as carneadas (abate do gado no próprio local) quanto para levar o gado vivo para outros lugares, utilizando-se de veículos ou, em alguns casos, tropeando os animais para posterior embarque em caminhões.
As investigações apontam que desde janeiro de 2024 os crimes já vinham sendo praticados, quando foram furtados 120 bovinos e 300 ovinos, causando aos produtores um prejuízo estimado em mais de 600 mil.
A operação Boi Garantido contou com a participação de 65 policiais.
VEJA TAMBÉM: O golpe do carro fantasma


