Santiago – O número de farmácias já ultrapassa em muito o que indica a Organização Mundial da Saúde, baseada na quantidade de habitantes. O ideal seria uma para cada 8 mil pessoas, diz a OMS. Como Santiago tem 50 mil habitantes, há uma farmácia para cada mil moradores.
Consumo de remédio não tem fim
No Brasil existe uma farmácia para cada 3.300 habitantes. O país está entre os 10 que mais consomem medicamentos no mundo, segundo dados do Conselho Federal de Farmácia. Especialistas alertam para o uso desregrado e a automedicação. Por outro lado, setor acumula faturamento crescente e coloca o Brasil em 6º lugar no ranking global do mercado farmacêutico.
Rebaixamento das calçadas
A questão do rebaixamento das calçadas é preocupante, pois afeta a acessibilidade e a disponibilidade de vagas de estacionamento, causando transtornos para os moradores e visitantes. Portanto, é essencial que haja uma regulamentação mais rígida e um planejamento urbano adequado para equilibrar o desenvolvimento comercial e o fluir do trânsito.
Uma nova Panvel
A rede Panvel deve abrir uma filial na esquina da Sete de Setembro com a Bento Gonçalves. A obra está em andamento. Resta saber se as calçadas serão rebaixadas indevidamente, tirando vagas de estacionamento na rua, como já acontece em várias outras farmácias e lojas em Santiago.
LEIA TAMBÉM: Angelita Brandão: da educação ao coaching