(João Lemes) Há poucos dias, abordei esse tema no jornal, e vou seguir, visto que faltou gente nessa minha lista de golpes contra a prefeitura, que tem enfrentado diversos casos de corrupção ao longo dos anos.
Servidora pública
Um caso recente envolve uma servidora pública que, ao se envolver em atividades corruptas, enfrenta a possibilidade de perder a carreira.
Engenheiro
Há cerca de 20 anos, um engenheiro foi demitido por irregularidades em obras, em conluio com empresas.
Professora
Há uns 12 anos, uma professora desviou fundos do Círculo de Pais de uma escola. Ela é filha de uma candidata a vereadora lá em 2012.
Dívida de 1 milhão e 800 mil
Além da corrupção direta, a má administração também contribui para o desperdício de recursos. Um ex-prefeito foi multado por violar leis ambientais, acumulando uma dívida de 1 milhão e 800 mil reais. Esse valor poderia ser investido em áreas essenciais como saúde e educação, mas permanece sem pagamento.
Empresários safados
Outro caso, ocorrido entre 2001 e 2002, foi muito grave. Um grupo bem conhecido na cidade, incluindo um candidato, tinha uma empresa que lesou o município gravemente. Eles colocaram um número X de servidores terceirizados para prestar serviço, mas esse número foi diminuindo.
Detalhe: em vez de comprar material para os serviços, usavam material da própria prefeitura, dentre outras maracutaias. Os dois sujeitos foram condenados a devolver dinheiro, levaram multa, além de outras penas. Agora se apresentam como bons moços… E tenho dito!
Reflexão
Esses casos evidenciam que o problema da corrupção em Jaguari não se limita a um único grupo ou administração. A solução exige um esforço coletivo para fomentar a transparência e a responsabilidade na gestão pública. É crucial que os órgãos de fiscalização trabalhem para implementar mecanismos eficazes de controle e prevenção.
PARTICIPE DAS NOSSAS REDES SOCIAIS:
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui