Santiago – O vereador Montano Borges pregou o último prego no caixão do PDT. Assim, só resta a saudade de um Nequinho que permaneceu por mais de 30 anos consecutivos na Câmara. Não que o vereador Montano seja um mau político, mas ele entrou pelo PDT na suplência, e a primeira coisa que fez foi se indispor com alguns colegas, migrando para o União Brasil, um puxadinho do Progressistas.
Derrota premiada
Resta saber se esse puxadinho vai realmente fazer parte da administração, pois se sabe que, dos candidatos a vereador, apenas um se elegeu. Em outros tempos, já vimos isso funcionar como uma derrota premiada. Muitos já até procuraram o futuro prefeito.
Burro bom…
…você vende na querência. Enquanto isso, o PDT cresceu muito na região e solidificou-se nas prefeituras, inclusive em três delas, diferença de votos foi maciça: Paulinho, em São Chico; Gelso Soares, em Itacurubi, e Adair Cardoso, em Capão do Cipó.
Eva sem paraíso
Outra surpresa dessas eleições foi que, mesmo o município elegendo uma vice-prefeita mulher, na Câmara elas não tiveram sucesso. Só restou Alexsandra Terra, do PP. Até mesmo Eva Müller (MDB) não se reelegeu. Uma pena, pois tinha uma causa importante pelos animais e também em defesa da mulher e de outras causas.
Santiago terá deputado federal?
Com um jogo de dominó que passa pela Câmara dos Deputados, com efeito no governo de Eduardo Leite, já se fala que Santiago poderá ter um deputado federal. Trata-se de Marquinhos Peixoto, PP, que é suplente. Caso o deputado Covatti Filho venha para o governo, o caminho estará aberto para o santiaguense. Com isso, ele pode ajudar toda a região e credenciar uma futura candidatura.
Presidente da câmara
O vereador mais votado do Progressista foi o ex-secretário de saúde, Éldrio Machado. Ele chega vontade de trabalhar e deve ser o futuro presidente da câmara. Como ele é especialista em gestão de saúde, e sabe que saúde não é só a humana, mas também a dos animais, já fala em um mini-hospital veterinário para atender os bichinhos das pessoas carentes.
No seio do laço
Alguns vereadores do Progressista também escaparam por pouco. É o caso do Haroldo, que viu sua votação diminuir. Ele entrou graças aos votos conseguidos por Éldro Machado, justamente a quem ele se opôs na convenção para escolher o candidato a vice. Foi o legítimo caso de “quem se meteu no seio do laço”, como diz o gaúcho.
Tiago e Marquinhos
Mas os Progressistas, que apesar de não terem vencido na maioria das cidades, também saem fortalecidos. (Venceu em São Vicente, Unistalda e Bossoroca). O partido fez grandes campanhas e isso pode ajudar um futuro candidato a deputado da região. Entre esses nomes está Tiago Gorski, e o próprio Marquinhos Peixoto. Seria importante uma grande dobradinha entre os dois.
Deputados pelo PDT
É claro que tem outros nomes para estadual na região, gente boa no PDT. Nomes como o do prefeito Gustavo Medeiros, de Manoel Viana, são cogitados. Gelson Soares, de Itacurubi, também… Não esqueçamos que Thiago Cadó saiu fortalecido em São Borja e deve concorrer novamente.
LEIA TAMBÉM: Santiago – Briga de mulheres no rodeio da Vila Betânia – uma delas usou um relho
Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui