João Pedro Stédile anunciou que o MST avalia a construção de uma fábrica de fertilizantes orgânicos no Brasil após visita à China. O governo chinês demonstrou interesse em transferir tecnologia e capacitar organizações populares para gerir a estrutura. O desafio é a falta de recursos. Stédile também defendeu um programa de produção de sementes para reduzir a dependência de grandes indústrias e a modernização agrícola com máquinas acessíveis.
Uma comitiva do MST visita a China desde 17 de março para fortalecer a cooperação tecnológica na agricultura familiar. Liderada pelas deputadas Marina do MST e Rosa Amorim, a delegação busca parcerias para mecanização agrícola, bioinsumos e energia limpa. A agenda inclui reuniões com acadêmicos, autoridades chinesas e visitas a parques industriais.
O MST testa 30 máquinas agrícolas chinesas em assentamentos brasileiros e constrói uma fábrica de microtratores em Apodi (RN). Também há planos para instalar fábricas de fertilizantes orgânicos, começando por Nova Santa Rita (RS). Essas iniciativas buscam fortalecer a agroecologia e garantir autonomia na produção de insumos agrícolas.
Fonte: Revista Fórum.
LEIA TAMBÉM: Hidrômetro da Corsan gira sozinho? Fizemos o teste
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso