São Paulo – Fábio Beltrão Soldani, de 58 anos, foi preso durante uma manifestação pela anistia aos envolvidos nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023. Considerado foragido desde 2023, após descumprir medidas cautelares impostas pelo Supremo Tribunal Federal (STF), ele foi abordado pela Polícia Militar na Avenida Paulista, onde estava sentado na calçada com seus pertences. Após a verificação de seus documentos e a confirmação de um mandado de prisão em aberto, Soldani foi encaminhado à Polícia Federal.
Durante a audiência de custódia, Soldani relatou estar em situação de rua e ter participado da manifestação para pedir ajuda financeira. Ele afirmou que sua vida entrou em colapso após ter sido preso em 2023 e passar 11 dias no Complexo da Papuda. Liberado anteriormente com tornozeleira eletrônica, o acusado descumpriu as condições impostas pelo STF, justificando que o equipamento apresentou defeitos e que não possuía meios para seguir as determinações judiciais.
Na audiência, Soldani aceitou um acordo de não persecução penal oferecido pela Procuradoria-Geral da República (PGR), que prevê medidas alternativas à prisão. No entanto, ele solicitou a exclusão de algumas exigências, como o pagamento de multa e prestação de serviços comunitários, alegando não ter condições financeiras ou físicas para cumpri-las. Atualmente, ele permanece na carceragem da Polícia Federal, temendo por sua segurança caso seja transferido para o sistema prisional de São Paulo.
LEIA TAMBÉM: Idoso sai de bailão e quase cai com o Monza no rio Uruguai
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso