A Câmara de Jaguari aprovou, por maioria, a criação do Dia Municipal da Mulher, a ser comemorado anualmente no dia 12 de março. A proposta, de autoria da vereadora e presidente da Câmara, Cátina Monteiro (PDT), visa valorizar e reconhecer a contribuição das mulheres jaguarienses em diferentes áreas da sociedade.
Mesmo com a aprovação, o projeto recebeu votos contrários dos vereadores dos partidos PL e PP. Eles alegaram que já existe o Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março. Mas Cátina defendeu a importância de ter uma data com identidade local.
“Ter um dia municipal não é repetir, é aproximar. Aproximar a valorização das mulheres da nossa realidade local, da mulher jaguariense, da nossa cultura, da nossa história e da nossa luta,” destacou a vereadora.
Cátina também reforçou que o reconhecimento da mulher deve estar presente no calendário oficial do município:
“Quando falamos de mulher, falamos da mãe, da dona de casa, da servidora, da professora, da agricultora, da empresária, da voluntária, da jovem, da idosa, de todas que de forma visível ou silenciosa, constroem Jaguari todos os dias. Reconhecer a mulher em todas as suas frentes é reconhecer a força que move nossa cidade.”
A vereadora agradeceu aos colegas que votaram a favor da proposta – Lucas Cattelan, Jocelito Silva, Jaqueline Pivetta e Bruna Machado – e reafirmou seu compromisso com a luta por mais reconhecimento e valorização das mulheres no município.
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso