Na Sexta-feira Santa (18), a cruz usada na primeira missa católica celebrada no Brasil, em 1500, foi exibida na Catedral Metropolitana de Porto Alegre reunindo fiéis em um momento de fé e emoção. O artefato histórico, de cerca de 40 cm e feito de ferro fundido, é preservado no Museu da Sé de Braga, em Portugal, e está no Brasil como parte da peregrinação que marca os 525 anos da primeira missa em solo nacional.
A peça chegou ao altar protegida por uma estrutura de acrílico e foi levada pelo padre Omar Raposo, presidente do Instituto Redemptor, ao lado do arcebispo dom Jaime Spengler, que conduziu a Celebração da Paixão do Senhor.
— Ter essa cruz aqui nos lembra da responsabilidade de continuar evangelizando com novos métodos e linguagens — disse dom Jaime.
Durante o rito, fiéis reverenciaram tanto a cruz da Catedral quanto a histórica, aproveitando para fazer orações, fotos e registrar o momento especial.
Dona Maria Elisabeth Correa, de 84 anos, estendeu as mãos com suas chaves e documentos durante a bênção.
— Pedi força para enfrentar as dificuldades — contou, emocionada.
A peregrinação da cruz inclui cidades como Aparecida, Rio de Janeiro, Salvador e Santa Cruz Cabrália (BA), onde foi celebrada a primeira missa. O retorno à cidade de Braga, em Portugal, está marcado para 27 de abril.
LEIA TAMBÉM: Caminhoneiro revela: lei do descanso de 11 horas não trouxe melhorias
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso