O presidente Lula decretou luto oficial de sete dias pela morte do Papa Francisco. Ele destacou o legado do pontífice argentino Jorge Mario Bergoglio e lamentou a perda de uma voz mundial de respeito e acolhimento. Lula exaltou valores defendidos pelo Papa como amor, tolerância e solidariedade. Afirmou que Francisco levou mensagens de paz onde havia discórdia e sempre se posicionou ao lado de pobres, refugiados, idosos, jovens e vítimas de guerras e preconceitos.
Lula ressaltou o protagonismo do Papa em temas centrais da agenda global. Francisco defendeu o enfrentamento das mudanças climáticas e criticou modelos econômicos que alimentam desigualdades. Para o presidente, o pontífice usou coragem e empatia para chamar atenção do mundo para a necessidade de justiça social e solidariedade global. Ele também afirmou que as mensagens do Papa seguirão gravadas no coração de quem acredita em um mundo mais justo.
Lula se reuniu com o Papa em três ocasiões: em 2020, 2023 e 2024. Nos encontros, trataram de temas como combate à fome, promoção da paz, justiça social e ética no uso da inteligência artificial. Em todas as reuniões, o presidente destacou o alinhamento de ideais entre ambos. A primeira-dama Janja também teve um encontro recente com Francisco em Roma, quando discutiu a situação de mulheres e meninas afetadas pela pobreza.
Fonte: Agência Brasil.
LEIA TAMBÉM: Moradores se mobilizam contra o gasto com diárias dos vereadores
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso