A candidatura de Gabriel Souza ao governo do RS em 2026 vem ganhando corpo com o apoio de Eduardo Leite e o ambiente pacificado dentro do MDB. O governador já manifestou publicamente que apoia Gabriel e considera uma disputa sua ao Senado. Caso mude para o PSD, Eduardo Leite também abriria caminho para que Gabriel mantenha tempo de TV semelhante ao do MDB, fortalecendo ainda mais sua pré-campanha.
Aposta na boa avaliação do governo
Dentro do partido, o MDB superou divisões. Nomes como o prefeito Sebastião Melo e o suplente Tiago Simon, que apoiaram Onyx Lorenzoni em 2022, agora apoiam Gabriel. O vice-governador tem consciência de que ainda é pouco conhecido do público, mas aposta na boa avaliação do governo e em obras de infraestrutura, como os mais de mil quilômetros de rodovias previstos, para se projetar até a eleição.
Gabriel também articula uma aliança ampla entre MDB, PP e PDT. Juntos, esses partidos governam mais de dois terços dos municípios do RS. Se sair do papel, a frente seria inédita no cenário estadual e daria forte capilaridade à sua candidatura.
Fonte: Rosane de Oliveira, GZH.
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso