Venho, por meio deste, agradecer às pessoas que desempenham seu trabalho com honradez, comprometimento e amor ao próximo.
Hoje precisei de uma informação com urgência por causa do temporal que atingiu várias localidades de Alegrete. Não consegui contato com meu sobrinho, que estuda no Passo Novo, então liguei para o Corpo de Bombeiros de Alegrete. Mas, por engano, a ligação caiu no quartel de Santiago.
Mesmo assim, fui atendida com uma atenção e humanidade que me emocionaram. Eles prontamente me passaram o número da equipe de Alegrete. Consegui fazer contato, mas a ligação caiu porque eu estava na estrada.
Para minha surpresa, assim que o sinal do celular voltou, recebi uma mensagem perguntando se eu tinha conseguido falar com meu sobrinho. Respondi agradecendo, pois, sim, eu tinha conseguido contato.
Compartilho esse relato porque, hoje em dia, vemos muitas críticas aos profissionais da segurança pública. Mas quando algo bom acontece, acredito que devemos valorizar, reconhecer e divulgar.
Esses profissionais cuidam da nossa vida, muitas vezes arriscando a própria. Por isso, deixo aqui meu respeito e gratidão ao Corpo de Bombeiros de Santiago — guarnição do dia: sargento Gilberto, sargento Schmidt, soldado André e soldado Sene.
Também agradeço ao Corpo de Bombeiros de Alegrete — soldado Moura, sargento Guedes, sargento Gonçalves e, em especial, à sargento Guerra, que me atendeu com extrema delicadeza.
Que tenhamos cada vez mais profissionais assim: humanos, empáticos e dedicados ao próximo. Minha eterna gratidão.
São Francisco de Assis
08/05/2025
Mirian Paz