Nesta sexta (9).O delegado Fernando Antônio Sodré de Oliveira foi exonerado do cargo de chefe da Polícia Civil do RS. Para o seu lugar, foi nomeado o delegado Heraldo Chaves Guerreiro, que era o subchefe da corporação.
O Delegado Fernando Sodré foi titular da 21ª Delegacia de Polícia Regional de Santiago, de 2011 a 2016.
A delegada Adriana Regina da Costa, que chegou a ser cogitada para chefiar a Polícia Civil, assumirá o posto de subchefe. A mudança foi motivada por questões de saúde que a impediram de assumir o cargo principal.

A saída de Sodré acontece em meio a uma crise interna que se intensificou após a delegada Cristiane Ramos, diretora da Divisão de Proteção e Atendimento à Mulher (Dipam), colocar seu cargo à disposição na quarta-feira (8). A decisão veio depois de uma visita feita por Sodré à 1ª Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam), na sexta-feira anterior (2). Na ocasião, ele teria feito cobranças duras sobre a divulgação, na imprensa, de dados que mostravam desistências de registros por parte de vítimas de violência.
Segundo reportagens, mais de 300 mulheres teriam desistido de registrar boletins de ocorrência na 1ª Deam por causa da demora no atendimento, resultado da falta de policiais no plantão. O caso gerou reação dentro da corporação. Na quinta (8), a Associação dos Delegados de Polícia do RS (ASDEP) divulgou uma nota de apoio à delegada Cristiane Ramos e criticou a forma como ela foi repreendida publicamente por Sodré.
Fernando Sodré ocupava o cargo desde fevereiro de 2023 e entrou para a história como o primeiro delegado autodeclarado negro a comandar a Polícia Civil do Rio Grande do Sul, em 181 anos de existência. Em sua posse, destacou que sua nomeação representava um avanço no combate ao racismo estrutural e na valorização da diversidade dentro da instituição.
Sodré tem 58 anos, é natural de São Paulo e ingressou na Polícia Civil do RS em 1998. Ao longo da carreira, ocupou diversas funções de liderança, como a direção do Departamento de Polícia do Interior. É formado em Ciências Militares pela Academia das Agulhas Negras e em Direito pela Universidade de Caxias do Sul, e atualmente cursa doutorado em Direitos Humanos.
Fonte Bei
LEIA TAMBÉM: Chuva castiga Santiago e provoca alagamentos
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso