São Paulo – A Prefeitura de Jundiaí investiga as causas da contaminação de um córrego e do Rio Jundiaí por um corante químico que acabou tingindo patos e gansos no Parque das Tulipas.
Segundo a administração municipal, o problema começou na tarde de terça-feira (13), quando o motorista de uma carreta desceu do veículo, e ele começou a se mover sozinho, colidindo com um poste. O impacto danificou os recipientes que armazenavam o corante, que se espalhou pela rua.
Como a quantidade era grande, o produto escoou até uma boca de lobo que tem ligação direta com o córrego do Jardim das Tulipas, que atravessa o parque e deságua no Rio Jundiaí.
A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) está fazendo análises para avaliar o nível de contaminação e a qualidade da água ao longo do córrego e do rio.
Equipes da Defesa Civil, da Guarda Municipal (Divisão Florestal), da ONG Mata Ciliar, do Departamento de Bem-Estar Animal e do Grupo de Apoio e Defesa dos Animais atuaram juntas no resgate dos animais. Alguns patos e gansos estão sendo cuidados pela Mata Ciliar; outros foram levados para uma área isolada do parque.
A Cetesb informou que o corante derramado é à base de água, não é inflamável nem reagente e costuma ser usado em fazendas de peixes e camarões para tratar fungos e parasitas. Como medida emergencial, foi orientada a diluição do produto para reduzir os impactos, e o monitoramento continua.
As análises em andamento vão ajudar a medir os danos causados e a responsabilizar a empresa envolvida no acidente.
LEIA TAMBÉM: Incêndio atinge loja no centro de Rosário do Sul
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso