O secretário da saúde de Santa Maria, Guilherme Ribas, confirmou a morte de uma criança de 7 anos por meningite bacteriana. Um segundo caso, de um menino de 4 anos que também faleceu, segue sob investigação.
Confirmação e investigação
O secretário Ribas informou que a meningite bacteriana foi confirmada no caso do menino de 7 anos, mas a bactéria é incomum e foi enviada para contraprova no Laboratório Lacen. Quanto ao menino de 4 anos, não há confirmação ainda, e o caso segue em análise. Os dois casos não estão relacionados, e a secretaria mantém contato com as escolas das crianças. Não houve novas suspeitas, mas a procura por vacinas aumentou.
Aumento da procura por vacinas
A procura pela vacina da meningite cresceu na cidade, tanto na rede pública quanto na privada. O gerente geral da São João, uma farmácia, buscou doses fora de Santa Maria devido à alta demanda. No entanto, algumas vacinas não protegem contra todos os tipos de meningite bacteriana. O secretário reforça a importância de ficar atento aos sintomas e procurar atendimento médico urgente.
Emergência por síndrome respiratória
Sobre o decreto estadual por aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), Ribas confirmou o aumento em Santa Maria, mas acredita que o decreto é mais focado na Região Metropolitana. Entre 1º de abril e 22 de maio de 2024, houve 7.938 atendimentos por sintomas respiratórios. No mesmo período de 2025, foram 8.806, um aumento de cerca de 900 atendimentos.
Vacinação contra a gripe
Ribas alertou que a quantidade de doses de vacina contra a gripe recebidas pela cidade é insuficiente. As 800 doses são poucas para os grupos prioritários. Ele disse que o ideal seriam de 5 a 6 mil doses. A procura pela vacinação aumentou, com cerca de 2,8 mil doses aplicadas no último sábado, aniversário da cidade. A prefeitura está em diálogo com a Vigilância do Estado para receber mais doses.
(Jornal Diário)
LEIA TAMBÉM: Posse da nova presidência do Sindicato Rural de Santiago
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso