Austrália – Um computador híbrido com 800 mil neurônios humanos cultivados em laboratório já está disponível no mercado. O CL1, desenvolvido pela startup australiana Cortical Labs, é vendido pela empresa britânica Bit Bio por 35 mil dólares (cerca de R$ 189 mil).
O que é o CL1
A máquina funciona com neurônios vivos posicionados sobre uma placa de silicone. Esses neurônios se comunicam como no cérebro humano e aprendem com estímulos elétricos. Em testes anteriores, um protótipo da empresa aprendeu a jogar Pong, jogo clássico dos fliperamas, em poucos minutos.
Baixo consumo e várias aplicações
O equipamento consome cerca de 1.000 watts, bem menos que grandes data centers usados para IA. Segundo os criadores, ele pode ser usado em desenvolvimento de inteligência artificial, testes de medicamentos, estudos sobre epilepsia, Alzheimer e outros distúrbios mentais.

Assinatura ou compra
Quem não quiser comprar o CL1 pode acessar remotamente sua capacidade pelo sistema Cortical Cloud, com assinatura semanal de 300 dólares (R$ 1.600). O plano da empresa é aumentar a quantidade de neurônios e criar sistemas ainda mais poderosos, com potencial de superar até a capacidade humana.
Fonte: Cortical Labs / Bit Bio / Spectrum IEEE
LEIA TAMBÉM: VOTE AGORA e escolha Os Melhores do Ano 2025!
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso