“Nosso especial amigo Oracy Dornelles festejou mais um tempo de vida e fiquei feliz em ver a Casa do Poeta prestando justa homenagem a nosso “poeta mago”, com um cafezinho literário no qual vi os principais amigos dele lá estarem, para abraçar este ícone da Literatura. Sabe, Márcio, fazer leituras e releituras das magníficas manifestações de Oracy Dornelles é uma maneira significativa de compreender mais nossa Santiago e nosso planeta.
Ler Oracy em todas sua diversidade (poesias, esculturas, pinturas, desenhos…) amplia as possibilidades de se perceber e compreender o universo das incompletudes dos seres humanos, portanto é refletir e adquirir lições de humanidade. Tive o privilégio de, por duas vezes em minha vida, poder conviver cotidianamente com Oracy.
E dessa convivência, guardo com carinho e saudade esses momentos, e, também inúmeros poemas inéditos, escritos a lápis assim como uma poesia feita para mim, algumas décadas atrás. É de um carinho tão gostoso, que minha alma agradece a cada leitura.
Por favor, abrace o Oracy por mim, e diga-lhe que sua lição de ter coragem para sempre persistir enaltecer os verões invencíveis e as manhãs de calmaria realmente nos fazem superar os invernos sombrios e as tempestades necessárias para o nosso amadurecimento.”
Rosane Vontobel Rodrigues