Araucária, PR – Um menino autista de 4 anos foi encontrado amarrado a uma cadeira dentro do banheiro da Escola Shanduca, em Araucária. A denúncia foi feita por uma funcionária, que fotografou a cena e acionou a Guarda Municipal. O menino, que é não verbal, foi resgatado ainda com os pezinhos se mexendo, como se pedisse ajuda. A funcionária Sara Erdeman, de 18 anos, foi presa em flagrante e indiciada por tortura.
Outros casos e denúncias antigas
Após o caso vir à tona, surgiram relatos de outros episódios semelhantes na escola, inclusive com fotos de outra criança amarrada. Áudios entregues à polícia mostram a diretora Danieli Zimermann admitindo saber da prática de “contenção”. Apesar disso, ela alegou em rede social que estava afastada por cirurgia. O delegado responsável contradiz a versão e afirma que há elementos fortes contra a escola, incluindo denúncias feitas ainda em 2023.
Falta de preparo e investigação em andamento
A investigação revelou que a escola tinha funcionários sem formação adequada e até menores de idade em sala de aula. A pedagoga citada como quem teria autorizado o ato é estagiária. O Ministério Público pediu a prisão preventiva da funcionária indiciada. O caso segue sendo investigado pela polícia, que considera a reincidência e a omissão da direção da escola como agravantes.
VEJA O VÍDEO:
Fonte: G1 / Fantástico.
LEIA TAMBÉM: Moto + cavalo = jovens feridos
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso