Ijuí, RS – Uma operação da Polícia Civil realizada nesta sexta (25) apreendeu 667 quilos de cabos furtados e prendeu duas pessoas em flagrante. A ação faz parte das investigações sobre crimes de receptação de fios e cabos na região de Cruz Alta.
A partir de uma denúncia anônima e do trabalho da equipe da Delegacia de Repressão aos Crimes contra o Patrimônio das Concessionárias e dos Serviços Delegados (DRCP), a polícia localizou um sítio na localidade de Alto da União, interior de Ijuí, usado como ponto de recebimento, queima, venda e descarte de cabos roubados.
Os dois homens presos foram flagrados manuseando os materiais no local. Entre os itens apreendidos estavam cabos telefônicos aéreos e subterrâneos, capas de alumínio e cobre já queimado, pronto para ser vendido ilegalmente. A retirada desses cabos causou a interrupção de serviços essenciais. No sítio, o cobre era extraído dos fios por meio da queima do material.
Além das prisões em flagrante, a polícia também identificou outros dois suspeitos pelo furto dos cabos, que vão responder durante o andamento do inquérito.
Os materiais foram reconhecidos pelas empresas proprietárias e devolvidos após a apreensão.
A delegada Milena Simioli, responsável pela DRCP, destacou a importância do trabalho da delegacia especializada, que atua para proteger recursos fundamentais para o funcionamento da sociedade. “Esses crimes, mesmo silenciosos, geram grandes prejuízos econômicos e sociais. A Polícia Civil lembra que esse tipo de crime só acontece porque há quem compre o material roubado. Por isso, além dos autores dos furtos, as investigações também buscam identificar os receptadores e os locais de venda clandestina”, afirmou a delegada.
Fonte: Polícia Civil RS
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso