Brasília – DF – O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, afirmou nesta sexta-feira (25) que o banco está pronto para apoiar as empresas brasileiras atingidas pelo tarifaço de 50% imposto pelos Estados Unidos, que começa a valer em 1º de agosto. Segundo ele, o Ministério da Fazenda está coordenando as ações com a Casa Civil, e o banco já possui os dados das empresas e cadeias produtivas mais expostas.
Apoio emergencial já é discutido
Mercadante citou como exemplo o crédito emergencial de R$ 15 bilhões operado pelo BNDES para ajudar empresas afetadas pelas enchentes no RS. “O BNDES vai estar presente e vai apoiar, como fizemos recentemente no Rio Grande do Sul”, declarou após ato na USP em defesa da soberania nacional.
Governo prepara pacote de medidas
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, já adiantou que o governo terá um plano de contingência com medidas de apoio, inclusive linha de crédito. As propostas serão apresentadas a Lula na próxima semana. Haddad classificou o tarifaço como “uma agressão extrema e injustificável”.
Resiliência e diversificação
Mercadante reforçou que o Brasil vai buscar novos mercados, ampliar a pauta de exportações e resistir ao impacto das tarifas. “A economia brasileira vai resistir”, afirmou.
Fonte: Agência Brasil / BNDES.
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso