Campo Bom – RS – A tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos aos calçados brasileiros já causa preocupação entre empresários do setor. Para Sergio Bocayuva, CEO da Usaflex, o impacto pode ser devastador em seis meses se nada for feito. Ele alerta para o risco de falências e demissões em massa, especialmente entre fábricas que produzem para marcas americanas no modelo private label.
A perda de oportunidades
Mesmo tendo apenas 1% da receita vinculada ao mercado americano, a Usaflex foi consultada em maio para exportar meio milhão de pares, mas recuou com a incerteza. Segundo Bocayuva, a taxa alta tirou do setor a chance de crescer com a guerra comercial entre EUA e China.
As empresas mais afetadas
Segundo a Abicalçados, algumas indústrias exportam toda a produção aos EUA e agora não conseguem competir com países como a China, que paga tarifa menor. O presidente da entidade, Haroldo Ferreira, estima que 8 mil empregos diretos podem ser perdidos. O setor vinha em recuperação: no primeiro semestre de 2025, as exportações cresceram 13,5% em volume e 7,2% em valor.
O que pode ser feito
A Abicalçados negocia com o governo medidas para amenizar os impactos, como a ampliação de programas de crédito e incentivo às exportações. Empresários também apostam em uma eventual redução das tarifas até o fim do ano, o que poderia equilibrar os preços e manter a competitividade do Brasil.
Fonte: Exame.
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso