Inglaterra – Durante décadas, gerações de crianças brincaram no parquinho do Scotts Park, na cidade de Wooler, no norte da Inglaterra, sem imaginar que, debaixo de seus pés, havia um verdadeiro arsenal da Segunda Guerra Mundial.
A descoberta aconteceu em janeiro, quando Steven Parkinson trabalhava na instalação de novos equipamentos no local. Enquanto cavava, ele percebeu algo estranho no solo.
“Foi um choque. Parecia mesmo uma bomba, mas não sabíamos se estava ativa”, contou Steven.
A empresa entrou em contato com a secretária do conselho local, Kerren Rodgers, que ficou igualmente surpresa. “Não existe um manual de como lidar com uma bomba em um parquinho, mas isolamos a área imediatamente”, disse, com humor.
Mark Mather, representante do conselho de Wooler, também esteve no local. “Definitivamente parecia uma bomba, mas ninguém imaginava o que ainda estava por vir.”
Uma equipe especializada confirmou que o artefato era da Segunda Guerra. Inicialmente, acreditou-se que fosse um caso isolado e a reforma foi retomada no dia seguinte. Mas, pouco depois, outra bomba foi encontrada.
As escavações revelaram um total de 177 dispositivos explosivos enterrados. Para especialistas do setor, é comum encontrar objetos antigos durante obras em parques, mas armas e bombas são raríssimos.
Segundo Dallan Tan, da Associação das Indústrias de Brinquedos, nos anos 1980 — quando o parque foi construído — as regras de segurança eram muito diferentes. “Hoje fazemos testes e varreduras, mas naquela época não havia esse cuidado. Não foi culpa de ninguém, foi muito, muito azar”, explicou.
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso