Santiago, RS – A proposta do projeto itinerante “Família, meu maior tesouro” é fortalecer, dentro do espaço escolar, a valorização da família de cada criança e a construção de aprendizados a partir das vivências. A iniciativa oportuniza que os estudantes, junto de seus familiares, revisitem aquilo que há de mais especial em sua história, organizando de forma criativa e colaborativa uma apresentação para compartilhar com os colegas.
Mais do que integrar família e escola, a ação reforça o sentimento de pertencimento da criança nesses dois ambientes fundamentais. Esse processo contribui diretamente para o desenvolvimento infantil, pois, ao se sentir pertencente, a criança amplia suas conexões cerebrais, expande experiências e potencializa habilidades.
Através do baú itinerante, além da diversão e da ludicidade, as crianças são estimuladas ao senso crítico, à oralidade, à ampliação de repertório e às relações entre pares e adultos. Nesse movimento, até mesmo os familiares se permitem revisitar lembranças da própria infância, fortalecendo vínculos e memórias afetivas.
O projeto integra as ações pedagógicas do II trimestre de 2025, dentro do eixo “Saber Cuidar é uma Forma de Amar”, que busca unir afeto e cuidado à construção da identidade infantil.
Passe para o lado e veja todas as imagens: