Porto Alegre – RS – A madrugada desta sexta-feira (22) foi marcada por chuva forte e frequentes descargas elétricas na Capital, com acumulados variando entre 50 mm e 65 mm até o começo da manhã. A previsão da MetSul é de que o total supere os 100 mm até sábado, o que pode provocar alagamentos e a elevação de arroios.
A origem da instabilidade
Segundo a MetSul, a frente quente se formou pela chegada de ar muito quente em altitude, vindo da Bolívia e do Centro-Oeste, que ao encontrar a atmosfera mais fria sobre o estado gerou nuvens carregadas e temporais. Esse tipo de frente costuma trazer grande incidência de raios e granizo no inverno.
O que vem pela frente
A instabilidade deve persistir durante a manhã desta sexta-feira, com pancadas fortes e trovoadas. À tarde, o tempo pode ter períodos de melhoria, mas volta a chover de forma mais intensa no sábado com o avanço de uma frente fria. Parte do domingo ainda deve ser chuvosa.
O volume previsto em apenas dois a três dias pode igualar a média histórica de agosto em Porto Alegre, que é de 120,4 mm.
Fonte: MetSul.
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso