Geral – O número de trabalhadores acima de 60 anos cresceu quase 70% desde 2012, segundo estudo da FGV. Hoje, 8,6 milhões de idosos estão ocupados, frente a 5,1 milhões em 2012. O aumento da expectativa de vida e o alto custo de vida explicam a permanência dessa faixa etária na ativa.
O peso do custo de vida
Muitos idosos seguem trabalhando porque a aposentadoria não cobre as despesas. Além do impacto do plano de saúde e dos medicamentos, o índice de inflação da terceira idade (IPC-3i) mostra que o custo de vida para os 60+ sobe acima da média nacional.
A informalidade e a busca por renda
Mais da metade desses trabalhadores está na informalidade, o que indica precarização dos rendimentos. A diarista aposentada Maria Joselita Machado, de 67 anos, decidiu fazer curso de eletricista para complementar a renda e sonha em conseguir emprego na construção civil.
O mercado em adaptação
Setores como construção e comércio absorvem grande parte dessa geração, com quase metade dos ocupados. Supermercados e obras são exemplos de áreas que sofrem com falta de mão de obra e estão abrindo espaço para trabalhadores acima de 60 anos. Plataformas de emprego como a Catho também registraram aumento de currículos enviados por idosos, com avanço acima da média de todas as idades.
Fonte: Estadão.
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso