Gaza – O hospital Nasser, único em funcionamento no sul da Faixa de Gaza, foi alvo de dois mísseis israelenses nesta segunda-feira (25). O segundo ataque atingiu equipes de resgate e jornalistas que trabalhavam no atendimento às vítimas do primeiro bombardeio. Vinte pessoas m0rreram, entre elas cinco profissionais da imprensa.
As imagens registradas
Um dos vídeos foi gravado dentro do hospital por um jornalista que acabou ferido. Ele filmava o socorro a feridos quando uma nova explosão interrompeu a cena em meio à poeira. Outro registro, feito por cinegrafista da TV Alghad, mostra o momento exato em que o míssil atinge o local. As imagens foram confirmadas pela Reuters.

A repercussão e as vítimas
Entre os jornalistas mortos estão Ahmed Abu Aziz, Moaz Abu Taha, Mariam Abu Dagga, Mohammed Salama e Hussam al-Masri, freelancer da Reuters. O fotógrafo Hatem Khaled também ficou ferido. Organizações de imprensa lamentaram as perdas e cobraram explicações. O Exército de Israel confirmou o ataque, disse não ter como alvo jornalistas, mas não esclareceu quem seria o alvo da operação.

Contexto do conflito
O Ministério da Saúde palestino afirmou que essa foi a 26ª vez que equipes de resgate foram atingidas em Gaza desde o início da guerra, em 2023. O presidente dos EUA, Donald Trump, disse “não estar feliz” com o episódio e pediu avanço em negociações para libertação de reféns israelenses. Segundo o sindicato local, mais de 240 jornalistas palestinos já m0rreram desde o início dos confrontos.
Fonte: g1, Reuters