Brasília – DF – A comunicação oficial do governo passará a exibir, a partir da próxima semana, um novo slogan: “Do lado do povo brasileiro”. A frase foi apresentada em reunião ministerial nesta terça-feira e substitui “União e Reconstrução”, usado desde o início do mandato do presidente Lula.
A estratégia da mudança
Segundo integrantes do governo, a ideia é mostrar que a etapa inicial de reconstrução já foi concluída e que agora as ações estarão voltadas para a defesa da soberania, da justiça social e do cuidado com a população. Durante a reunião, Lula e ministros usaram bonés com a frase “O Brasil é dos brasileiros”, reforçando o tom nacionalista.
As críticas aos Estados Unidos
O presidente aproveitou o encontro para criticar a política do governo norte-americano, que elevou tarifas contra o Brasil. Ele afirmou que o país não aceitará “desaforo” nem “petulância” de parceiros comerciais e orientou seus ministros a defenderem a soberania nacional em discursos públicos. Ainda assim, disse estar aberto à negociação.
O alvo em Eduardo Bolsonaro
Lula também voltou a atacar Eduardo Bolsonaro, que vive nos Estados Unidos desde março e atua junto ao governo de Donald Trump para pressionar por sanções contra o Brasil. Para o presidente, a conduta do deputado é “uma das maiores traições que uma pátria sofre de filhos seus”. Ele defendeu que o Congresso discuta a cassação do mandato do parlamentar.

Fonte: GZH e Agência Brasil.
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso