Brasília, DF – O Supremo Tribunal Federal está fazendo o julgamento de Jair Bolsonaro, acusado de cinco crimes ligados à tentativa de golpe de Estado: organização criminosa, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado com violência e deterioração de patrimônio tombado. Somadas, as penas chegam a 43 anos de prisão.
As consequências de uma condenação
Mesmo condenado, Bolsonaro deve seguir em prisão domiciliar até o esgotamento dos recursos. Os advogados poderão apresentar embargos de declaração para esclarecer pontos da sentença e até embargos infringentes, caso haja votos pela absolvição parcial. Só depois do trânsito em julgado a pena definitiva seria aplicada.
Onde cumprir a pena
Não há definição sobre o local de cumprimento. O ex-presidente pode ser levado a uma sala especial da Polícia Federal, a um presídio comum em cela especial ou até a uma unidade do Exército, devido à condição de militar reformado. Outra alternativa seria a manutenção da prisão domiciliar, sustentada por argumentos de saúde e idade.
Impacto político
Uma eventual condenação deve aumentar a pressão pela anistia no Congresso e também acelerar a busca por um sucessor dentro do PL para disputar a eleição de 2026.
Fonte: Estadão.
LEIA TAMBÉM: Trabalhador é morto em assalto a mercado em Camaquã
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso