São Paulo, SP – O presidente Lula anunciou a implantação do Instituto Tecnológico de Medicina Inteligente (ITMI-Brasil), o primeiro hospital público inteligente do país. A unidade ficará no complexo do Hospital das Clínicas da USP e terá 800 leitos voltados a emergências em neurologia, cardiologia, terapia intensiva e outras áreas. A previsão é que o hospital comece a funcionar no fim de 2027.
O investimento e as tecnologias
Com aporte de US$ 320 milhões do Banco dos BRICS, o hospital terá inteligência artificial, telessaúde e ambulâncias conectadas em 5G. A meta é reduzir o tempo de atendimento em casos graves de até 17 horas para apenas 2 horas.
Rede nacional de UTIs inteligentes
Além de São Paulo, o projeto prevê UTIs inteligentes em dez capitais, como Porto Alegre, Brasília, Recife e Salvador. Essas unidades ficarão conectadas ao Hospital das Clínicas e serão monitoradas em tempo real com apoio de IA.
Pesquisa e inovação
O ITMI também será centro de pesquisa em saúde digital, segurança cibernética e inteligência artificial, além de formar profissionais. O prédio terá 150 mil m² e seguirá padrões internacionais de sustentabilidade.
Expansão do atendimento oncológico
Durante agenda em São Paulo, o ministro Alexandre Padilha anunciou a entrega de um acelerador linear de R$ 10,4 milhões ao Instituto do Câncer Arnaldo Vieira, como parte do programa Agora Tem Especialistas, que amplia o acesso ao tratamento contra o câncer pelo SUS.
Fonte: Ministério da Saúde.
LEIA TAMBÉM: É grave o estado da idosa atropelada em Santiago
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso