Brasília – DF – A pesquisa é para subsidiar a criação da primeira política nacional voltada aos anos finais do ensino fundamental, etapa que compreende do 6º ao 9º ano. Os resultados mostram que, embora a maioria se sinta acolhida pela escola, menos de 40% dizem respeitar e valorizar o professor, revelando um dos principais pontos de tensão dessa fase.
As diferenças entre faixas etárias
Enquanto 66% dos alunos do 6º e 7º anos se dizem acolhidos, esse índice cai para 54% entre os do 8º e 9º anos. A confiança em adultos na escola também sofre queda: 75% entre os mais novos contra 45% entre os mais velhos. O estudo ainda mostrou que oito em cada dez alunos têm amigos na escola, mas apenas 26% dos mais velhos e 39% dos mais novos afirmam respeitar e valorizar os professores.
O que é prioridade para os estudantes
Sobre os conteúdos mais importantes, os mais novos apontaram em primeiro lugar as disciplinas tradicionais (48%), seguidas por temas socioemocionais e esportivos (31%), habilidades para o futuro (21%) e direitos e sustentabilidade (13%). Já os mais velhos destacaram 38% para disciplinas tradicionais, 29% para corpo e socioemocional, 24% para habilidades do futuro e 13% para direitos e sustentabilidade. O MEC, com apoio de entidades educacionais e da sociedade civil, pretende usar os dados para orientar currículos e preparar professores, equipamentos e comunidades para atender às especificidades dessa etapa escolar.
Fonte: MEC.
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