Santa Maria – RS – A Polícia deflagrou a Operação Tropilha para desarticular um grupo suspeito de falsificar documentos e transportar bois e cavalos roubados de propriedades gaúchas. Mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Santa Maria, Júlio de Castilhos e Pelotas.
Como funcionava o esquema
Segundo a investigação, um servidor da Secretaria da Agricultura em Arroio do Tigre inseria dados falsos no sistema oficial para criar saldos fictícios de animais e emitir Guias de Transporte de Animais (GTAs) adulteradas. Exames veterinários de outros estados, como Manaus, São Paulo e Mato Grosso, eram usados para dar aparência de legalidade aos documentos.
Os alvos da operação
Entre os investigados está um advogado de Santa Maria e seu filho, apontados como destinatários dos animais, além de funcionários de Júlio de Castilhos que faziam o transporte. Os bois eram encaminhados a frigoríficos e os cavalos para uma empresa na região da Campanha que exportava carne equina para a Europa.
A dimensão do crime
A polícia estima que cerca de 15 mil animais tenham sido movimentados com o uso de documentos falsos em nome de 150 produtores rurais. Ninguém foi preso até o momento, mas a apuração segue e pode alcançar outros servidores públicos.
Fonte: Polícia Civil.
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso