Nacional – O advogado de Mauro Cid, Cezar Bitencourt, declarou que houve, sim, tentativa de golpe por parte do ex-presidente Jair Bolsonaro e dos demais condenados pelo Supremo Tribunal Federal. Em entrevista, ele destacou que a ação fracassou porque as instituições e as Forças Armadas não aderiram ao plano.
A fala de Bitencourt
Segundo o advogado, a estabilidade democrática foi garantida pela atuação firme das instituições. “Não deu certo, mas houve. E não deu certo porque as forças armadas, principalmente, nunca permitiram. Isso mostra que o país tem memória e história”, disse.
Críticas ao ministro Fux
Bitencourt também criticou o voto do ministro Luiz Fux, que absolveu Bolsonaro e outros cinco réus. “Foi completamente destoante, fora da realidade dos autos. Tanto que ele ficou isolado no Tribunal”, afirmou.
A condenação
Mauro Cid recebeu a menor pena entre os condenados, dois anos em regime aberto, já cumpridos de forma antecipada por causa do acordo de delação. Bolsonaro foi sentenciado a mais de 27 anos de prisão, enquanto as demais penas variam de dois a 26 anos. Todos os réus também foram declarados inelegíveis, e o STF determinou a perda de cargo de Alexandre Ramagem e Anderson Torres. (GZH)
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso