Pelo Mundo – A Organização Pan-Americana da Saúde registrou aumento de 34 vezes nos casos de sarampo em comparação a 2024, com mais de 10 mil confirmações e 18 mortes em dez países das Américas. O México concentrou 14 óbitos, seguido pelos Estados Unidos com 3 e o Canadá com 1. No Brasil, até agosto, foram 24 casos confirmados, 19 no Tocantins, mantendo o país em estado de atenção.
A Fiocruz alerta que apenas altas coberturas vacinais podem conter o avanço do sarampo, que é altamente transmissível e pode causar complicações graves como pneumonia, encefalite e até cegueira. A proteção só ocorre com duas doses da vacina tríplice viral. Em 2024, apenas 79% das pessoas nas Américas completaram o esquema vacinal, índice abaixo dos 95% recomendados pela Opas.
Após anos de queda, a vacinação voltou a crescer no país, com o número de municípios que atingiram a meta de 95% mais que dobrando em dois anos. O Ministério da Saúde reforça campanhas, promove dias D em diferentes estados e intensifica a imunização em áreas de fronteira. Especialistas reforçam que a adesão da população é essencial para evitar a disseminação do vírus.
Fonte: Agência Brasil.
LEIA TAMBÉM: É pra dançar! A Semana Farroupilha já está a todo vapor em Santiago
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso