Brasília – DF – O economista Rubens Oliveira Costa, ex-diretor financeiro de empresas de Antônio Carlos Camilo Antunes, o “Careca do INSS”, foi preso em flagrante por falso testemunho durante depoimento à CPI do INSS. A detenção ocorreu na madrugada desta terça-feira (23), após contradições apontadas por parlamentares.
A prisão e a liberação
Costa foi levado para a Polícia Legislativa do Congresso por volta da meia-noite e ficou detido por cerca de duas horas e meia. Em seguida, foi liberado após pagar fiança definida pelo delegado plantonista. O caso agora seguirá para análise da Justiça Federal.
As acusações dos parlamentares
Segundo a apuração da CPI, Costa seria sócio de Antunes na Acca Consultoria Empresarial, investigada por fraudes no INSS. O relator Alfredo Gaspar (União-AL) pediu a prisão preventiva do economista, alegando risco de fuga, ocultação de documentos e continuidade de crimes contra aposentados e pensionistas.
As contradições no depoimento
O vice-presidente da CPI, deputado Duarte Jr. (PSB-MA), listou divergências nas falas de Costa. Em diferentes momentos, ele negou e depois admitiu vínculo com a Acca, disse não movimentar dinheiro mas depois confirmou saques e notas fiscais, além de afirmar conhecer sócios em datas que não batiam com documentos apresentados.
Fonte: Zero Hora.
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso