Sapiranga – RS – A prefeita Carina Patrícia Nath Corrêa (PP) foi condenada por improbidade administrativa em esquema de desvio de combustíveis da frota municipal. A decisão da Vara Estadual de Improbidade do TJRS também atinge o ex-secretário de Obras Eduardo Freese, o empresário Jeferson Vargas Cardoso e a empresa Auto Posto das Rosas Ltda.
O esquema investigado
Segundo a sentença, entre 2013 e 2016 foram registrados abastecimentos acima da capacidade dos tanques, uso de cartões de veículos já leiloados e adulteração de planilhas. Parte do combustível teria sido transformada em créditos usados em campanhas eleitorais. O prejuízo foi estimado em R$ 388 mil.
As punições aplicadas
Carina Nath teve os direitos políticos suspensos por cinco anos, está proibida de contratar com o poder público por três e terá de pagar multa equivalente ao dano. Freese e Cardoso receberam penas semelhantes, com suspensão de direitos políticos entre cinco e seis anos. O Auto Posto das Rosas também foi condenado a multa e proibido de contratar com o poder público por seis anos.
As absolvições e recursos
Foram absolvidos a então prefeita Corinha Beatris Ornes Molling, a servidora Mozara Regina Werb e o presidente da comissão de sindicância Igor Edgar Menegusso. As defesas dos condenados afirmaram que vão recorrer da decisão.
Fonte: GZH
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso