Estado – RS – O Ministério dos Transportes confirmou que contratou estudos para redefinir a concessão da Malha Sul, que abrange os estados do RS, SC e PR, e avalia dividir as ferrovias em três corredores logísticos para um leilão previsto no fim de 2026. Apesar disso, o governo não descarta repactuar e renovar o contrato atual com a Rumo Logística, que vence em 2027.
Os três trechos em estudo
As opções em análise preveem: um corredor Paraná, ligando Paranaguá (PR) e São Francisco do Sul (SC); outro conectando o Oeste e o Norte do RS ao Porto de Rio Grande; e um terceiro de integração entre São Paulo e Uruguaiana, passando por Santa Maria.
As ferrovias destruídas pela enchente
Três trechos ferroviários do RS seguem bloqueados desde a enchente de maio de 2024 – entre Santa Maria e Porto Alegre, da Capital a Passo Fundo e até Santa Catarina. O Ministério diz que a reconstrução será feita com recursos de seguro contratado pela Rumo, mas não apresentou cronograma. O custo pode passar de 5 bilhões de reais. Hoje, apenas a ligação Cruz Alta–Santa Maria–Rio Grande segue em operação, com baixa circulação de trens.
Fonte: Diário.
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso